Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inclusão digital ou infoinclusão[carece de fontes] é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences).[1]
Lousa digital
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Uma lousa digital
A lousa digital trata-se de um computador de mesa, ou desktop PC padrão, com a lousa digital conectada como seu 'monitor' (algumas opções diferenciadas, por fabricante, permitem a replicação de tela de notebooks). A lousa digital é, assim, uma grande tela, sensível ao toque (tecnologia touchscreen), que permite que os alunos possam visualizar o mesmo conteúdo, havendo interação com o recurso de tela sensível ao toque, permitindo postar documentos na Internet, compartilhar arquivos na rede local ou enviar informações por e-mail.[1].
Os modelos mais atuais têm a UCP (Unidade Central de Processamento) acoplados na parte inferior, com tamanho bem discreto, que não chega a chamar a atenção das pessoas. É neste local que ficam os dispositivos que permitem o funcionamento da lousa digital, tal qual um computador normal (processador, memória e disco rígido ficam ali alojados). Existem modelos que possuem entradas USB neste mesmo local, e outros modelos que possuem entradas laterais (na própria lousa digital) de conexões USB para transferência de arquivos com unidades removíveis compatíveis (como um pen drive, por exemplo)>
editar] Dimensões
A lousa digital é um recurso que vêm revolucionando as salas de aula: é praticamente um computador, mas com uma tela de proporções grandes, dependendo do fabricante, mas geralmente em torno de 75 a 85 polegadas (não é padrão).
[editar] Outras denominações
Como não há uma padronização de fato adotada pela ABNT, no Brasil recebe as seguintes denominações (de acordo com fabricante/regionalidade): lousa digital, painel digital, quadro interativo, quadro digital, lousa interativa
[editar] Interação e uso do equipamento
A interação com a lousa digital se dá por meio do toque com os dedos, e em alguns modelos, o uso de canetas especiais, utilizadas especificamente para este fim (funcionamento digital). As informações são digitalizadas, ou na escolha de ícones e botões de comando, ações específicas são realizadas. O teclado é virtual, acionado por comando é gerado um teclado digital onde se dá a digitação das informações que se quer registrar (tal como num tablet).
[editar] Recursos agregados
Alguns fabricantes disponibilizam programas educativos personalizados, com opções de interação e consulta on-line. São programas educativos, com desenvolvimento focado no ensino e aprendizagem, geralmente, aplicados para o Ensino Básico (ensinos fundamental e médio). A lousa digital reconhece a maioria dos formatos de arquivos gerados pelos principais programas (Suíte do MS-Office, arquivos no formato WMV, JPG, entre outros), havendo apenas a necessidade de instalação e configuração de programas, caso não haja compatibilidade (assim como se dá no uso de um computador de mesa).
[editar] O papel do professor
Têm-se na lousa digital a proposta de interatividade que a Internet oferece, mas tendo o professor como o orientador e gestor do acesso às informações.
[editar] Referências
1. ↑ Terra. Lousa digital aposenta giz e quadro-negro em escolas de SP. Acesso em 24 de maio de 2011
Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa! Com o tempo, verá quantas coisas interessantes e úteis poderá obter através da pesquisa junto à Wikipédia, sempre observando o fator - Assuntos de MAIOR ou MENOR domínio público - isso conta muito para a veracidade e credibilidade das informações alí contidas. Só faltou postar os links das páginas de pesquisa, ou seja, poste agora os respectivos endereços ok? Abraços! Tutora Rosemary
ResponderExcluir